Plantão

7 de abr de 2017

ANAPURUS em Ação: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realiza várias ações e idosos recebem palestra no CRAS, com equipe do NASF

Antenor Ferreira
Informações/fotos: Ronaldo Araújo 

Com ações inovadoras, que abrangem várias áreas, em especial a Saúde e Assistência Social, a prefeitura de Anapurus/MA, vem se destacando em toda região, graças ao empenho da Professora Vanderly. 

Abaixo você confere informações do trabalho que vem sendo desempenhado a diversos públicos, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF): 

AÇÕES REALIZADAS ATRAVÉS DO SCFV 

O serviço do Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Anapurus realizou nesta terça-feira, 04 de abril de 2017 atendimentos de fisioterapia aos idosos com a Drª. Bruna Andregueto. Visando a saúde dos idosos.

O Serviço tem como foco: a constituição de espaço de convivência; a formação para a participação e cidadania; o desenvolvimento do protagonismo; o desenvolvimento da autonomia das crianças, idosos e dos adolescentes a partir de interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.

Objetivos: Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento, fortalecendo vínculos familiares e sociais; Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social; Possibilitar a ampliação do universo informacional. Estimular a participação na vida pública do território; Contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.
✅Política de Atendimento Art. 86. A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O Centro de Convivência conta com serviços tais como: grupo de Capoeira; grupo de dança; grupo de zumba para as mulheres e grupos de idosos, visando ações socioeducativos
 de segunda a sexta. Confira os serviços e ações nas fotos abaixo





Por meio do CRAS e equipe do NASF, grupo de idosos Flor da idade participam de palestra 



Com o tema: "Como prevenir ou tratar a obesidade na terceira idade ?".  Em seguida, a nutricionista orientou os idosos sobre as consequências do excesso de peso e como deve ser a alimentação voltada para essa faixa etária. 

Com o intuito de consolidar o conhecimento foi elaborada uma dinâmica sobre a montagem dos grupos alimentares (cereais, frutas, legumes, verduras, carnes, leguminosas, leites e derivados, doces, óleos e gorduras) e suplementação  na pirâmide alimentar destinada para pessoas com ou mais de 60 anos.

E para finalizar o momento de descontração, foi realizada a avaliação antropométrica,  e mediante os dados coletados os participantes do grupo foram informados sobre o seu estado nutricional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós.

Blogs parceiros