13 de fev de 2017

Herlón Costa e Iracema Vale conhecem de perto programas especiais de formação e reafirmam parceira com a UFMA, para o desenvolvimento de Belágua e Urbano Santos

Extraído do Aconteceu Virou Notícias 



Com objetivo de trazer novas expectativas para a educação de Urbano Santos e Belágua, a prefeita Iracema Vale e o prefeito Hérlon Costa estiveram conhecendo os Planejamentos e metas dos programas em educação focadas na formação de professores que a UFMA oferece. Os programas foram apresentada nesta sexta-feira, 10, em São Luís - MA.

No momento, foram apresentados dois projetos principais trabalhados pela universidade: o Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica (PROEB), que busca formar professores da educação básica atuantes na rede de ensino público nos municípios; e o Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), que é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), as instituições públicas de Ensino Superior e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, em que são ofertados cursos de capacitação em uma segunda formação para professores que já ministram disciplinas, mesmo sem uma graduação na área.



A reitora Nair Portela enfatizou que o momento foi importante para aproximar relações entre as entidades de ensino, em prol de melhorias no desenvolvimento da educação.

Sem educação não há desenvolvimento, e os principais agentes da educação são os professores. Por isso é de grande relevância pensar e agir pela capacitação desses profissionais”, afirmou. 

Para a prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, ter a UFMA presente no município por meio desses programas de interiorização, transformou a vida da população urbanosantense.

A qualidade do ensino dos nossos alunos melhorou à medida que os nossos professores ficaram mais qualificados, garantindo uma boa relação de ensino-aprendizagem, o que aprimorou também os indicadores do Ideb, garantindo ao município o selo do Unicef” - reveja aqui, destacou a prefeita de Urbano Santos - MA.


Ao todo, já são 4.700 professores formados pelos dois programas na UFMA.

Uma estimativa inicial que temos para hoje é de atingir mais trinta municípios, além dos que já aderem aos programas. Vamos tirar dúvidas e esclarecer as ações em todos os municípios interessados”, apontou a assessora de Interiorização, Raimunda Ramos Marinho.


Além dos 34 representantes de seus respectivos municípios, o prefeito Hérlon Costa esteve acompanhado da Secretária Municipal de Educação - Maria Vilma e da Assessora Municipal de Educação - Ana Alice Muniz.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós.

Pesquise