Plantão

25 de fev de 2017

Avançando: Visita do reitor do IFMA a São Benedito do Rio Preto aproxima conquista de polo do instituto no município

Antenor Ferreira 

O prefeito de São Benedito do Rio Preto/MA, Maurício Fernandes (PCdoB), deu mais um importante passo na conquista de cursos técnicos e superiores, por meio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). 

Na manhã dessa quinta-feira, 23, o gestor recebeu em seu gabinete o reitor do instituto, Roberto Brandão, acompanhando de parlamentares do município, secretários municipais e coordenadores de ensino. 


Na pauta estava a discussão sobre os passos para instalação de cursos de licenciatura, técnicos e superiores no município. 

O reitor do IFMA relembrou os cursos oferecidos outrora em São Benedito do Rio Preto, por meio do extinto CEFET, ocasião em que foram oferecidos licenciaturas nas disciplinas de português e matemática. Atualmente esses e outros cursos são oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso a Tecnologia, o PRONATEC. 

Prefeito Maurício Fernandes e reitor do IFMA, Roberto Brandão 

Por conta da ausência de compromisso da gestão passada o convênio do município, junto ao instituto federal foi prejudicado, de maneira que será necessário fazer o recredenciamento do município. 

O prefeito Maurício Fernandes mencionou que o município pegou o referido convênio já em andamento, com erros, pendências e mínimas informações sobre o mesmo. O convênio outrora vigente havia sido firmado no ano de 2008. 

Reitor entrega documentação necessária para recredenciamento do município de São Benedito do Rio Preto 

A época ficou credenciado como pólo Federal o colégio Domingos Mesquita, que hoje já não oferece mais condições para abrigar as necessidades do instituto. A sugestão repassada pelo líder do executivo foi que o novo pólo venha a ser instalado no colégio Diamantina, ou Carolina Mesquita. 

Prefeito analisa documentação 

O reitor aproveitou ainda para comentar sobre os cursos do PRONATEC, que podem ser oferecidos por intermédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e também sobre o "Mulheres Mil", programa que visa oferecer cursos técnicos e de aperfeiçoamento a mulheres vítimas de algum tipo de violência e que convivem em situação de risco. 

Roberto Brandão também mencionou as dificuldades recentes para expansão dos cursos técnicos e de ensino superior, causados pela crise política e econômica que caiu sobre o Brasil. 



A diretora de educação a distância do IFMA, Simone Santos, e o diretor do PRONATEC, Washignton Conceição, fizeram explanações sobre cursos e processos de implantação. 

Diretora de educação do IFMA, Simone Santos, e o diretor do PRONATEC, Washignton Conceição,

O prefeito Maurício Fernandes mencionou o compromisso do município em buscar a implantação desses cursos, garantindo educação superior à população de São Benedito do Rio Preto. 

Após a reunião o reitor esteve junto com o prefeito conhecendo as modernas instalações do colégio Diamantina, que pode sediar as instalações do instituto. 






Veja mais fotos do encontro: 














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós.

Blogs parceiros