22 de dez de 2016

Num dia inteiro de serviços, lazer e cultura, comunidade Cana Brava recebe grande Ação Social, em Santa Quitéria

Ação social na comunidade quilombola ocorreu nessa terça-feira, 20 


Antenor Ferreira 

Prosseguindo com as ações sociais que estão dando uma nova cara ao município de Santa Quitéria/MA, a Secretaria de Assistência Social, promoveu nessa terça-feira, 20, mais uma grandiosa Ação Cívico Social, dessa vez na comunidade quilombola de Cana Brava, há pouco mais de 5 Km da sede do município. 


A Cana Brava é a maior comunidade quilombola de Santa Quitéria e uma mas mais importantes de nossa região, tanto pela sua história, com pelas fortes manifestações culturais, que remetem as suas origens escravocratas. O povoado tem cerca de 300 anos de existência e padece de políticas públicas e sociais. Essa foi a primeira ação do tipo recebida pela comunidade. (Clique AQUI para conhecer um pouco da Cana Brava). 

Num esforço conjunto das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, foram oferecidos de maneira gratuita aos moradores da comunidade e adjacências, os serviços de expedição de documentos (carteira de identidade), atendimentos aos beneficiários do programa Bolsa Família, um cantinho da leitura, com exposição de autores da literatura infantil brasileira, peças teatrais e musicais, arte e pintura corporal, atendimentos de beleza (corte, pintura, maquiagem, manicure e pedicure), aulas de capoeira, muito lazer para a criançada, com o pula pula, lanches, distribuição de cremosinho... e ainda a aferição de pressão arterial e orientação sobre cuidados com a saúde, orientação com assistentes sociais e psicólogos e ainda dos membros do Conselho Tutelar do município. 

Logo no início da ação as crianças do Jardim São Vicente fizeram a apresentação teatral do conto da "Chapeuzinho vermelho" e a interpretação de um musical infantil. 


Concomitante a isso ocorriam vários atendimentos e o aulão de capoeira, valorizando a cultura negra.

Turma de capoeira. Destaque a participação da secretária de educação, Yara Raquel 
Às 14:00h a equipe da Vision Consultoria fez uma explanação aos beneficiários do programa Bolsa Família, com completa orientação sobre a inclusão e manutenção do programa, de forma que os moradores saibam como proceder para evitar o cancelamento do benefício, ou solicitar a inclusão no mesmo. 

Vision consultoria orienta beneficiários do programa Bolsa Família 

Às 16:30h foi a vez da criançada viver a magia do natal, com a chegada do Papai e da Mamãe Noel, que entregaram centenas de presentes. 

Papai e mamãe noel fazendo a alegria da criançada da Cana Brava 

Em seguida foi a vez da mulherada suar a camisa num aulão de zumba, a cargo do Prof. Geovane. Essa parte do evento já ocorreu num clube da comunidade, onde devo destacar que mesmo com a intensa chuva que caiu, os moradores participaram de maneira ativa de todo o momento. 

Usando como ferramenta o zumba, programa Viva Bem garante mais saúde e
disposição à população quiteriense 

Logo após a comunidade prestigiou uma apresentação do grupo Maranhão Arte de capoeira, mostrando um pouco desse belíssimo esporte, tipico e puramente brasileiro, que nasceu das senzalas. 

"capoeira mata um". Grupo Maranhão Arte, que hoje recebe apoio da prefeitura municipal
leva o esporte e cultura a comunidade Cana Brava 


E encerrando com chave de ouro a ação social e o momento cultural, moradores da comunidade mostraram a alegria e o encanto do "Samba de Roda", dança típica no local, que envolveu todos os presentes. 

Ritmo envolvente: samba de roda mistura alegria, euforia e encanto 

Veja mais imagens desses momentos: 






Secretária de educação Yara Raquel prestigiando a ação 

Prefeita Nêda Augusta Meireles, também prestigiando ação social 









Ao centro o secretário de Assistência Social, José de Ribamar Oliveira,
o popular Didi 



















Universitários do Campus da UFMA de São Bernardo, prestigiam
inédia ação social na Cana Brava 














Não poderia deixar de ressaltar mais uma vez a presença da prefeita Nêda Augusta Meireles, que esteve pela manhã acompanhando a ação, da vice-prefeita diplomada, Ana Claúdia Costa, secretária de educação Yara Raquel e obviamente do secretário de Assistência Social, José de Ribamar Oliveira, que idealizou esse importante projeto, que tem contribuído de forma magnânima para a construção de uma Santa Quitéria melhor. 


0 comentários:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós.

Pesquise