12 de dez de 2016

Conheça a trajetória política e pessoal do deputado e ex-governador João Castelo

Do Jornal Pequeno 

João Castelo Ribeiro Gonçalves é maranhense de Caxias, nascido em 19 de outubro de 1937. Filho de Tales do Amarante Ribeiro Gonçalves e Maria Antonieta Cruz Ribeiro Gonçalves e casado há 57 anos com Maria Gardênia Gonçalves, com quem teve três filhos: Thales Ribeiro Gonçalves (falecido), Gardênia Maria Ribeiro Gonçalves e João Castelo Ribeiro Gonçalves. Além dos filhos e da esposa, Castelo deixa três netos e quatro bisnetos.
João Castelo quando criança 
João Castelo teve uma trajetória única na política maranhense, ocupando por cinco vezes o cargo de deputado federal e também foi eleito prefeito de São Luís, senador e governador do Maranhão.
Formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Castelo começou a trabalhar em 1954, então com dezesseis anos, quando assumiu a vaga de oficial de gabinete do prefeito de São Luís, Dr. Carlos Vasconcelos. Em seguida, exerceu o cargo de Conferente na Recebedoria do Estado. Aos vinte e sete anos ingressou no Banco da Amazônia – BASA, onde fez carreira exercendo vários postos da administração, chegando ao cargo de presidente da Instituição.
Estádio Castelão foi um das grandes obras construídas por João Castelo
Estádio Castelão foi um das grandes obras construídas por João Castelo
Em 1970, aos 33 anos, ingressou na política para seu primeiro mandato de deputado federal pelo Maranhão. Além da política, João Castelo também foi empresário nos setores primário e secundário da economia maranhense.
Governador do Estado entre os anos de 1979 e 1982, teve sua administração marcada pela implantação e ampliação de programas sociais como o Bom Preço, conjuntos habitacionais do Maiobão, Cidade Operária e vários outros na Capital e no interior do Estado.
Executou obras estruturantes que, ainda hoje, são fundamentais para a população da Cidade de São Luís, como a adutora do Sistema ITALUÍS (80km), responsável pelo abastecimento d’água da Capital, que abastece hoje mais de um milhão de habitantes.
Castelo ocupou o mais alto cargo do Porto do Itaqui a convite do governador Jackson Lago
Castelo ocupou o mais alto cargo do Porto do Itaqui a convite do governador Jackson Lago
A convite do governador Jackson lago, exerceu importante cargo no Porto do Itaqui, ocupando a Presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) entre os anos de 2007 e 2008. Castelo tocou o processo de ampliação e modernização da estrutura portuária, dando início ao estruturante projeto do Terminal de Grãos – TEGRAM.
Após várias tentativas nas décadas de 1990 e 2000, Castelo perseverou até eleger-se prefeito da cidade de São Luís para o quadriênio 2009/2012. Promoveu ações sociais importantes como os programas Fardamento e Leite na Escola, Programa do Peixe e Cesta Básica; implantou e/ou ampliou obras de infraestrutura impactantes para a cidade, e deu início a projetos essenciais de mobilidade urbana.
Entre elas o prolongamento da Avenida Litorânea, reconstrução da Avenida Santos Dummont e recapeamento total das principais avenidas de São Luís (Daniel de La Touche, Jerônimo de Albuquerque, Africanos e Holandeses.
Atualmente Castelo era deputado federal pelo PSDB maranhense, o único do partido.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós.

Pesquise