3 de nov de 2016

Santa Quitéria: Em menos de 09 dias novo governo efetua pagamentos, reativa serviços e incia amplo processo de restruturação de secretarias

Antenor Ferreira 

Livre de uma das piores administrações de sua história, à população do município de Santa Quitéria/MA, a cerca de 350 Km da capital São Luís, festeja o momento de mudança, com a gestão "Governo Novo ao Lado do Povo", da prefeita Nêda Augusta de Lima, que em menos de 09 dias mostrou que tempo não é empecilho, quando se quer fazer o melhor para seu povo. 


Na última segunda-feira, 31, nossa equipe esteve acompanhando de perto as mudanças que estão acontecendo no município, que começaram com a imediata reativação de serviços básicos, restruturação de secretarias e efetuação do pagamento de servidores, que amargavam meses com saldos negativos em suas contas. 

Num pequeno raio X das nossas lentes, notou-se o tamanho do "abacaxi" a ser descascado pela prefeita Neidinha, que recebeu o município aos pedaços, literalmente as traças. 

Toneladas de lixo foram acumuladas em vários pontos e o município se esforça para por fim a sujeira, que coloca em risco a vida de seus moradores. 

Animais a solta e toneladas de lixo nas ruas de Santa Quitéria. Realidade com os dias contados 

As secretarias municipais, como a de Assistência Social, que nesse momento tem a frente o educador José de Ribamar Oliveira, o "Prof. Didi", como carinhosamente é conhecido, foram recebidas sem o mínimo de condições de trabalho, com dezenas de servidores em situação irregular, contas em atraso e uma infinidade de problemas. 

Secretaria municipal de Assistência Social é recebida aos pedaços 

A determinação foi de imediata restruturação e organização da casa, visando dispor à população quiteriense, nesses 60 dias, serviços públicos de qualidade, com dignidade. 

O atual secretário de Assistência Social tem levado isso a risca. Desde o momento que foi empossado no cargo que "Didi" tratou de regularizar a situação de servidores, contratar profissionais em falta, possibilitando a imediata e devida atenção à comunidade. 

Numa entrevista a uma emissora de rádio local, "Didi" mencionou que considera a Secretaria de Assistência Social uma das mais importantes do município, esclareceu sobre a regularização de beneficiários do programa Bolsa Família, haja vista o bloqueio de alguns dos usuários do programa, com base em irregularidades ou falhas de informação e anunciou o pagamento de dois 2 dos cinco meses de salários em atraso, acumulados pelos servidores da pasta. 

Secretário de assistência social, José de Ribamar Oliveira, em entrevista
a emissora de rádio local 
Esclarecimentos e anúncios firmes à população 

Por falar em atraso, nossa reportagem ouviu o relato dos servidores Patrícia Brito Santos, coordenadora do CAD-único e Eduardo da Costa Rodrigues, gestor do programa Bolsa Família, que relataram o quão difícil foi enfrentar atraso de até 4 meses seguidos, somente esse ano e ainda 2 meses, ao longo de 2015.

Confiantes: Servidores Patrícia e Eduardo desabafam e comemoram
recebimento de proventos 

Patrícia, que durante a campanha eleitoral foi mais uma a dizer não ao caos que estava a destruir o município, chegou a entregar seu cargo, por conhecer a perversidade do governo Sebastião Moreira. Agora ela foi convidada a retornar ao posto, comemorando o fato de em menos de 10 dias da Gestão Neidinha, ver enfim sua conta com saldo positivo. 

O secretário também esteve acompanhando os trabalhos do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), que passou a ser coordenado pela vereadora eleita, "Das Dores". A instalação é mais uma que acumula problemas e funciona justamente numa residência pertencente ao Prof. Keller Bernardo Aquino, ex-secretário de finanças e educação, braço direito de Sebastião e do ex-prefeito Manim Leal. A propriedade da casa foi confirmada através de um aviso de cobrança da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).

Coordenadora do CREAS, "Das Dores" e servidores são ouvidos pelo secretário "Didi"  


Conta denuncia atraso em residência pertencente ao Prof. Keller 

Na mesma tarde, "Didi" esteve fazendo uma reunião com sua equipe, divulgando as diretrizes a serem adotadas pela secretaria, o reinício de programas sociais e adesão a novos, e contratação temporária de profissionais, a fim de praticar de fato a assistência social, tão necessária a seu povo. 



Reunião discute com servidores diretrizes para garantir serviços de qualidade à população 
E olha que esse foi o trabalho de apenas uma secretaria, sendo que em todas estão sendo adotadas medidas emergências para regularização de serviços, valorização e quitação com servidores, de forma que até o dia 31 de dezembro, como espera a prefeita Neidinha, o município seja entregue a próxima gestão com suas contas em dias, pronto para um recomeço. 

Na próxima segunda-feira, 07, será realizada uma audiência pública, onde a líder do executivo divulgará todas as ações que serão tomadas ao longo de seu governo, para fazer com que Santa Quitéria retome seu progresso e acima de tudo sua dignidade. 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós.

Pesquise