18 de ago de 2015

São Luís recebe a expedição Google Brasil em escolas públicas

O projeto "Quem é você na Internet?" é uma iniciativa do Google Brasil em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Ong Safernet



Cerca de 480 estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rubem Teixeira Goulart, na Cohab, participaram nesta segunda-feira da Expedição Google de Segurança na Internet. São Luís é a terceira cidade brasileira e a primeira do Nordeste a receber a iniciativa, que faz parte do projeto "Quem é você na Internet?" – de iniciativa do Google Brasil em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Ong Safernet. A ação conta com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Na U.E.B. Rubem Goulart, os estudantes do 6º ao 9º ano da escola receberam orientações sobre boas práticas na web, garantindo a privacidade e evitando o compartilhamento de informações indesejadas ou potencialmente prejudiciais. "Este é um assunto de grande interesse tanto para crianças e adolescentes quanto para as suas famílias. Agradeço ao Google Brasil, ao senador Roberto Rocha, ao vereador Roberto Rocha Júnior e aos demais parceiros que atuaram para trazer este projeto para a rede municipal. Que ele colabore no sentido de fazer dos nossos estudantes cidadãos de comportamento consciente, capazes de fazer o melhor uso possível da Internet", disse o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
Interação
São Luís é a primeira capital do Nordeste a receber a expedição Google Brasil
"Com a expansão do acesso à internet, esse projeto adquire fundamental importância, para que os adolescentes aprendam a usar a internet de uma maneira cada vez mais sadia", comentou o vereador Roberto Rocha Júnior, presente à palestra. Para o senador Roberto Rocha, um dos responsáveis pela parceria, a ação pode potencializar o uso da internet como fonte de pesquisa. "Firmamos parceria com esta iniciativa para que ela proporcione melhor acesso à internet aos estudantes de São Luís, especialmente no caso dos jovens, entre os quais vemos a internet crescer em detrimento das mídias tradicionais. A internet é a maior biblioteca do mundo e está à disposição de todos", disse o senador Roberto Rocha.
Com duração de 45 minutos, em média, a palestra ministrada aos estudantes tem linguagem acessível e é interativa. A partir de placas vermelhas e verdes distribuídas logo no início da palestra, a plateia pôde interagir constantemente e responder "sim" ou "não" para as perguntas sobre os seus hábitos de uso da internet. Métodos para criar senhas fortes e seguras, orientações para identificar golpes na internet e níveis para compartilhamento de informações pessoais na rede foram alguns dos temas abordados. Ao final da atividade, os participantes receberam uma cartilha impressa com orientações e um livro de atividades sobre o conteúdo abordado.
Yngrid Gomes Soares, 14 anos, é estudante do 7º ano da U.E.B. Rubem Goulart e não tem computador em casa, mas se acostumou a acessar a internet a partir de um tablet. Para ela, a palestra foi a oportunidade de aprofundar mais no assunto. "Aprendi muita coisa. Fiquei impressionada de saber com que facilidade uma senha pode ser descoberta. Com certeza vou ter bastante cuidado e orientar as pessoas da minha família a se protegerem também", garantiu.
Para a coordenadora da Expedição Google de Segurança na Internet, Helena Martins, o principal objetivo do projeto é garantir que as crianças e adolescentes aproveitem o melhor do que a rede tem a oferecer. "Os estudantes gostam muito. Estamos sentindo que este conhecimento está ficando com eles. A internet tem coisas muito boas, basta saber aproveitar e fazer um uso consciente", disse ela.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós.

Pesquise