10 de jul de 2015

Menina nasce com poucos sinais de vida em pleno voo do GTA e é reanimada pela Equipe Aeromédica da SES




extraído do Blog do Alpanir Mesquita 



A tarde de quarta-feira (8) foi marcada por emoção e sentimento de dever cumprido em pleno ar. Grávida de nove meses, Maria da Conceição dos Santos Sousa, de 32 anos, foi socorrida pela equipe Aeromédica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e deu a luz a uma menina, Vitória, enquanto o helicóptero de resgate do Grupo Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar do Maranhão sobrevoava a Baía de São José de Ribamar. O drama, no entanto, não acabou naquele momento. Vitória nasceu com poucos sinais de vida e ainda foi reanimada em pleno voo.
A recém-nascida Vitória não poderia ter recebido nome mais adequado. A luta pela vida começou a 285 quilômetros de São Luís, na cidade de Santo Amaro, onde Maria da Conceição vive e onde iniciou o trabalho de parto. Ela deu entrada no Hospital Municipal Monsenhor Amaro e desde às 8h havia começado a sentir contrações. Mas veio a complicação. O bebê ficou preso no canal de parto e chegou a ser informado que não era mais possível ouvir sinais de vida.
O pedido de transferência de Maria da Conceição para São Luís chegou à central de regulação da SES por volta das 12h e foi prontamente atendida pela Equipe Aeromédica e pelo GTA. “O chamado era para tentar salvar ao menos a mãe, pois a informação que recebemos foi que o bebê estava sem sinal de vida. Quando a mãe conseguiu dar a luz, o bebê não tinha cor normal e poucos sinais de vida”, conta o médico Rafael Machado.
Apesar de saber da possibilidade do óbito do bebê, a equipe levou aparato para dar assistência à mãe, e realizar o parto em caso de emergência. A enfermeira Jacqueline Nascimento fez a reanimação de Vitória, que nasceu com 50 centímetros e pesando 4.295 quilos.
Após o susto, Maria da Conceição finalmente respirou aliviada. “Eu já estava sem forças e pensei que não fosse conseguir. Só tenho a agradecer a Deus e a todos que ajudaram a salvar a minha vida e a da minha filha”, disse. Maria da Conceição é mãe de outras três meninas e mais dois meninos. Ela disse ainda que nunca havia passado por complicações no parto

0 comentários:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós.

Pesquise