5 de jul de 2015

Estudantes usam trajes de banho em protesto contra regulamento da UFMA

Regulamento pede 'trajes dignos' e proíbe manifestações e uso de cigarro.
Protesto aconteceu nesta sexta (3), no Campus do Bacanga, em São Luís.


Do G1 MA

Alguns estudantes usaram roupas de banho para protestar no Campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na tarde desta sexta-feira (3), em São Luís. Segundo a participante do movimento Andressa Passos, a manifestação é contra o Regulamento Disciplinar do Corpo Discente que regula a conduta dos alunos dentro da universidade e foi aprovado nesta semana pelo Conselho Universitário (Consun).
Estudantes da UFMA usam biquínis em protesto (Foto: Acervo Pessoal / Jairiane Muniz)
Segundo Passos, após as aulas, aproximadamente 15 alunos trocaram de roupa nos banheiros e saíram com os trajes de praia em uma caminhada que partiu do Centro de Ciências Humanas (CCH), passando pelo prédio da Reitoria e terminou na Área de Vivência. Os manifestantes gritavam palavras utilizadas no regimento como "moral", "ética" e "indisciplina" e leram as normas aos alunos.
"Em meio a tantos assaltos dentro da UFMA e insegurança, eles criam normas de condutas morais e de ética e censuram nosso direito de manifestações. E qual é o verdadeiro significado de moral? São termos muitos relativos. Cada pessoa tem o seu ponto de vista", reclama.
Para os estudantes, as normas que vêm causando polêmica entre os universitários são "provocar ou participar de atos de indisciplina ou outras manifestações que perturbem a ordem"; "comparecer à instituição e nela permanecer condignamente trajado"; e "fumar nas dependências da instituição na forma da legislação vigente".
"É uma forma de privação dentro da universidade tu ter que vir só com roupas que não 'ofendam' outras pessoas. Cada um tem um jeito de se vestir, tem um modo de viver. A gente não tá mais no ensino médio", protesta.
A estudante informou não há um líder do movimento e que o protesto é uma iniciativa de alguns alunos dos cursos teatro e artes visuais, que organizaram o ato pelo WhatsApp.
Esclarecimento
Em nota, a assessoria de comunicação da UFMA informou que as normas não estão em vigência e explicou que regulamento contém apenas propostas apresentadas pelos membros do Consul.Leia a íntegra da nota da UFMA abaixo:

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Assessoria de Comunicação, esclarece que o texto do Regulamento Disciplinar Discente contém propostas apresentadas por membros do Conselho Universitário que serão ainda apreciadas,  podendo ser acatadas ou não pelo relator.
O texto definitivo do documento para que ele assim possa produzir os efeitos no âmbito acadêmico ainda será finalizado, não havendo, portanto, até o momento, qualquer norma em vigência.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós.

Pesquise