9 de jun de 2015

Transparência: Secretária de educação vai ao SINDCHAP e presta contas do exercício financeiro da pasta, de 2013 ao presente ano

Antenor Ferreira

Contrariando os pessimistas e algozes de plantão, a secretária de educação do município, Maria Coêlho, esteve no final da tarde e noite dessa segunda-feira, 08, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Chapadinha (SINDCHAP), fazendo inédita prestação de contas de todos os recursos administrados pela pasta, no período de 2013 ao corrente ano. 
Secretária Maria Coêlho durante reunião no SINDCHAP . Foto: Alexandre Pinheiro 

A ação que serviu para mostrar a lisura da atual gestão, foi presenciada por centenas de educadores, parlamentares e curiosos. 

Blogs oposicionistas faziam opostas sobre o tema a ser tratado no evento, convocado pela própria secretária de educação. Para surpresa e decepção desses, o governo queria apenas confirmar a maneira transparente que vem conduzindo a coisa pública, bem como esclarecer a inviabilidade e não obrigatoriedade do pagamento de abono aos profissionais da educação..  

A secretária Maria Coêlho esteve acompanhada de contadores do município e munida de todos os documentos necessários, para comprovar a devida aplicação dos recursos do FUNDEB, o que dispensa o pagamento das sobras em forma de abono, como exigido pela entidade.

Em contra-partida, foi exposto várias das conquistas direcionadas a classe, como a concessão de promoções e progressões salariais, que impactaram mais de 200 mil na folha do município, fortalecendo a economia local. Benefícios não momentâneos, como o pagamento de abono e sim vitalícios, valorizando o profissional que está em sala de aula. 

Foram quase 1000 beneficiados, segundo os dados apresentados, atendendo reivindicações que vinham sendo acumuladas desde o ano de 2007.

Vale destacar que Maria Coêlho também tornou público as contas referentes ao exercício de 2013, quando sequer era titular da pasta, exercendo apenas a função de adjunta. 

A atitude de Maria Coêlho e poder executivo merece parabéns. 


0 comentários:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós.

Pesquise