17 de mar de 2013

Câmara Municipal de Brejo presta homenagem às brejenses



Antenor Ferreira
Fotos: Leonardo Fotógrafo

Na mesa da câmara o vice-prefeito Chico Caldas, o bispo Dom José Valdeci, parlamentar João "Leriano", Daniel Filho - presidente da câmara, José Carlos - 1º secretário, e a secretária de educação, Samia Furtado

Em sessão solene que aconteceu na tarde da sexta-feira, 08 de março, dia Internacional da Mulher, o poder legislativo do município de Brejo-MA, prestou uma grande homenagem as mulheres brejenses.


A sessão aconteceu à tarde, contando com a presença ilustre de autoridades municipais, e importantes mulheres que prestam e prestaram relevantes serviços a sociedade brejense, sendo homenageadas, além de representantes da sociedade civil.

Entre as autoridades presentes estava o vice-prefeito do município, Chico Caldas, sua esposa, a médica Carlota Caldas, entre outras personalidades.

Confira alguns dos discursos mais marcantes:

CARLOTA CALDAS - Em discurso a médica Carlota Caldas fez questão de destacar a grande participação de mulheres no legislativo, dizendo que com certeza elas farão muito pelo município, e que com isso ganharão não apenas as brejenses, mas todas as mulheres do Maranhão, em referência ao requerimento da vereadora Olívia Caldas, sua filha, que pede a criação da Secretaria Extraordinária de Política para as Mulheres. 

Doutora Carlota disse que se aprovada à criação dessa secretaria as mulheres contarão com uma importante ferramenta na luta por seus direitos.

A médica enfatizou ainda as conquistas do público feminino, citando as representantes das mais diversas profissões, acrescentando que são muitas suas conquistas, mas que ainda há muito que conquistar, pedindo maior participação das mulheres nos eventos públicos, exigindo assim seus direitos.

Carlota encerrou dizendo que está à disposição da sociedade, não apenas como médica, mas como cidadã brejense, oferecendo simbolicamente as pétalas da rosa recebida em homenagem, a todas as brejenses.

Neuton Martins, representando
a senhor Leonisia
LEONISIA NUNES DE OLIVEIRA – Indicada para ser homenageada pela câmara pelo parlamentar Neuton Martins, representando todas as senhoras de Brejo, a idosa que é sua avó não pôde está presente, sendo representada por sua esposa, Andreia de Oliveira.

Neuton Martins fez uso da tribuna na ocasião, fazendo breve esclarecimento sobre o surgimento do dia Internacional da Mulher, resultante da luta do público feminino pela melhoria de seus direitos, falando sobre a importância dessa data.

O parlamentar destacou momentos da vida da idosa, matriarca de família tradicional no município, dizendo que seus membros prestaram grandes serviços ao município.

Ele pediu para que o executivo tenha muita atenção com os idosos do município, dizendo que o parlamento irá lutar pelas leis que protejam as mulheres, independente da idade.

Neuton Martins encerrou proferindo uma belíssima mensagem a todas as mulheres de sua terra.

Além das várias mulheres indicadas por parlamentares para serem homenageadas, as representantes do legislativo também receberam rosas em homenagem. A primeira a receber foi a parlamentar mais votada nas últimas eleições, que hoje ocupa o cargo de secretária municipal de Educação, Sâmia Furtado.

Em discurso ela disse que as mulheres são importantes, que contam com um dia para serem homenageadas, e que as homenagens nesse dia são muitas, mas que esse dia é também de reflexão, pois todas têm que ter consciência dos direitos que tem, correndo atrás de cada um.

A secretária mencionou um momento vivido durante a manhã, quando numa homenagem prestada pela prefeitura no clube o Mangueirão, foi convidada a cortar e ofertar o primeiro pedaço de bolo, o qual ela ofereceu ao também secretário Tomais Neto, dizendo que seu gesto foi uma maneira de dizer aos homens: “obrigada pelos homens que realmente amam as mulheres”.

“Vocês não têm um dia de vocês, mas vocês têm nós mulheres para homenageá-los, cuidá-los e respeitá-los”. Disse

Sâmia fez referência ao grande número de mulheres na câmara, citando também a participação de duas mulheres nas secretarias do município, pedindo para que a sociedade tenha confiança nas mulheres do executivo, que estão no comando das pastas, pedindo apenas paciência, pois no início nada é fácil.

Ela encerrou oferecendo simbolicamente sua rosa a todas as mulheres brejenses, e aos homens que amam as mulheres.

DARLENE COSTA – Iniciou dizendo que gostaria de naquele momento está homenageando uma pessoa muita importante na sua vida, sua mãe, que não mais está no meio de nós, referenciando todos os ensinamentos com ela obtidos, ao longo de sua convivência.

Darlene disse que aquele era um momento sublime, dada a composição de um parlamento onde a maioria são mulheres, dizendo que isso é um motivo a mais para as celebrações do dia Internacional da Mulher.

A parlamentar referenciou o aumento da participação das mulheres nos mais diversos setores da sociedade, não apenas no Brasil, como no Mundo.

Darlene disse que a capacidade não se define pelo sexo, mas sim pela soma da vontade e preparo para a missão a ser enfrentada.

Ela disse que as mulheres devem ter a consciência que é indispensável à igualdade, pela competência na ocupação de um espaço.

A parlamentar relatou ainda as dificuldade enfrentadas pelas mulheres que por necessidades se obrigam a trabalhar em condições insalubres, citando as que prestam serviços domésticos, dizendo que no município são bem poucas as que recebem um salário mínimo, ou outro tipo de garantia trabalhista.

Encerrou deixando sua mensagem de parabéns a todas as mulheres.

ROSA CELIS – No uso da tribuna ela parabenizou todas as mulheres, em especial as brejenses, por todas as conquistas, endossando as declarações da médica Carlota Caldas, quando disse que as brejenses participaram dum importante momento de mudança, elegendo a maioria na câmara, de representantes do sexo feminino.

Rosa pediu maior participação das mulheres nas sessões, contribuindo com o trabalho do legislativo.









FRANCIDALVA FREITAS – Parabenizou as mulheres brejenses, fazendo referência a participação das mulheres na câmara, ironizando que essa passou a ser chamada de “casa das 07 mulheres”.

Mencionou o importante papel de mulheres na sociedade, citando a presidente Dilma Roussef, a governadora Roseana Sarney, a médica Carlota Caldas, ex-prefeita do município, entre outras que fazem parte da máquina administrativa.

Relatou as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelas mulheres, dizendo que pede a proteção de Deus para que elas possam desempenhar um bom trabalho na câmara, ajudando a sociedade brejense.





ANA CLAUDIA – Iniciou agradecendo a Deus pelo dia tão especial, dizendo que as mulheres não devem ser lembradas apenas nesse dia, mas sim diariamente através de pequenos gestos de carinho, que demonstram o respeito e valorização a seus atos.

Ana Claudia disse que a mulher deve buscar novas conquistas cada vez mais, dizendo que as dificuldades não podem servir como desanimo.

A parlamentar referenciou a presidência da república que conta hoje com uma mulher, o governo do estado, que também tem uma mulher a sua frente, Roseana Sarney, enaltecendo o cenário de renovação da câmara municipal, que conta hoje com 07 mulheres.

Ela fez referência ao pedido da vereadora Olívia Caldas para criação de secretaria voltada a mulher, dizendo que isso é uma necessidade de todas as mulheres do município, que virá fortalecer o público, pondo fim aos atos de violência contra as mulheres.

Ana Claudia encerrou dizendo sentir-se orgulhosa por fazer parte desse grupo de mulheres que trabalha, que cuida da família e ainda se dedicava ao povo de sua terra.

Olívia Caldas é homenageada com uma
rosa entregues pelo seu pai, Chico Caldas
OLÍVIA CALDAS – Saudou as mulheres presentes, referenciando sua mãe, Carlota Caldas, a qual ela mencionou seu um exemplo a todos as brejenses, por ser a única mulher que se candidatou e conseguiu ser prefeita do município, dizendo que ela está sempre disposta a colaborar com o povo de Brejo.

Fez breve referência as conquistas das mulheres, dizendo que ninguém pode aceitar que essas conquistas chegaram ao fim.

Olívia disse que ainda existem inúmeras mulheres sendo violentadas diariamente, dentro do seu próprio lar.

Ela disse que ainda é pequeno o número de mulheres que ocupam cargos de chefia, sendo que essas ganham menos que os homens, mesmo exercendo as mesmas funções.

A parlamentar fez um convite a todas as brejenses para que se juntem ao legislativo, para que assim possam construir um Brejo melhor, lamentando a baixa participação do público feminino nas sessões legislativas.

Olívia encerrou agradecendo e parabenizando as mulheres que fazem parte da casa, em especial as funcionárias que a mantém em pleno funcionamento, destacando ainda que já manteve diálogo com o prefeito municipal, que por sua vez demonstrou extremo interesse em atender seu pedido para criação de secretaria voltada ao público.

MAYZA EUGÊNIA – Mayza disse que fazendo parte da "casa das 07 mulheres" queria parabenizar a todas, em especial as brejenses, que vem superando todos os obstáculos, sem perder a essência e pureza de seus sentimentos e emoções.

Ela fez breve citação às mulheres que ocupam os mais diversos cargos, em áreas como medicina, campo e outras.

Encerrado a momento de homenagens as mulheres parlamentares e demais convidados especiais, o presidente da casa, Daniel Filho, franqueou a palavra para breves discursos dos demais membros do legislativo e componentes da mesa de honra.







JUNIOR MORAES – Proferiu uma singela mensagem as mulheres brejenses, referenciando sua beleza, esforço e garra pela sua família e sociedade, desejando um feliz dia Internacional da mulher.
















GILBERTO DA COSTA – O parlamentar fez uma breve homenagem às mulheres, com foco a sua importância na sociedade.

















JOSÉ CARLOS – Falou da importância do ser mulher, usando a seguinte reflexão: 

“a mulher foi feita da costela do homem, não dos pés, para ser pisada. Nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado, para ser igual. Debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada”. Dedicou o parlamentar a todas as mulheres brejenses.









JOÃO LERIANO – Iniciou falando da competência da mulher, citando a atuação da presidente Dilma, de políticas como Marina Silva, Roseana Sarney, a ex-prefeita Carlota Caldas, a secretária Sâmia Furtado e demais mulheres que fazem parte de associações, e em especial as componentes da “casa das 07 mulheres”, como assim a câmara passou a ser conhecida.

O parlamentar encerrou proferindo uma mensagem especial a todas as mulheres ali presentes.











DANIEL FILHO – O presidente da casa fez questão de proferir uma breve homenagem às mulheres, que dizia:
Foto: Arquivo

“Mulher, que traz beleza e luz aos dias mais difíceis.
Que divide sua alma em duas para carregar tamanha sensibilidade e força.Que ganha ao mundo com sua coragem, que traz paixão no olhar.Mulher que luta pelos seus ideais, que dá a vida pela sua família.Mulher que ama incondicionalmente, que se arruma, se perfuma, que vence o cansaço.Mulher que chora e que rir.
Mulher que sonha.Tantas mulheres, belezas únicas vivas, cheias de mistérios e encantos.Mulheres que deveriam ser lembradas, amadas e admiradas todos os dias.Para você mulher tão especial, feliz dia Internacional da Mulher, 08 de Março.Parabéns a todas!”.

CHICO CALDAS – O vice-prefeito iniciou referenciando a presença de algumas importantes mulheres no recinto, parabenizando as mulheres daquela casa legislativa, parabenizando a iniciativa do legislativo, e fazendo menção ao prefeito, Dr. Omar, que por telefone a ele havia repassado o desejo de ali está presente, referenciando o momento que havia vivido pela manhã, durante homenagem as mulheres no clube o Mangueirão.

Caldas disse que não haveria tempo suficiente para expressar todas as qualidades do ser mulher.

O vice-prefeito disse que a prefeitura tem uma parceria muito forte com o poder legislativo, dizendo que daqui a um ano todos deverão está ali juntos, comemorando o que foi planejado juntos, beneficiando toda população brejense.

Ele disse que é preciso sair do convívio da câmara municipal e ir de encontro as necessidades das mulheres brejenses, e sociedade em si.

Chico Caldas acrescentou ainda que o sentimento de harmonia que há entre os poderes constituídos no município é que irão possibilitar grandes conquistas para a sociedade, pedindo para que a câmara converse com o prefeito, dizendo que ele avisou que logo que chegasse ao município iria se reunir com o legislativo, justificando a ausência do líder do executivo que foi a São Luís para tentar negociar com o INSS a abertura de uma agência no município.

BISPO DOM VALDECIR – Iniciou parabenizando a iniciativa da presidência da casa, em promover essa sessão solene, dedicada ao dia Internacional da Mulher.

O bispo da diocese de Brejo disse que é importante relembrar o surgimento dessa data, que representa o despertar da mulher pela luta dos seus direitos, na busca pelo espaço na sociedade.

O religioso fez questão de referenciar o quantitativo de mulheres na casa legislativa, dizendo que na bíblia o número 7 é mencionando como de perfeição.

Dom Valdecir disse ainda que é necessário que todos possam se irmanar na luta pela melhoria de vida da população.

O Bispo lembrou ainda a situação das mulheres violentadas, vítimas de agressões, preconceitos, que precisam da ajuda de toda sociedade, na busca por seus direitos, citando que Deus é o Deus do amor, da fraternidade e igualdade, e que é preciso que seja construída uma sociedade mais justa, pautada na moral familiar e valores cristãos.

Ele acrescentou dizendo que é necessário que as leis que já existem, e que são importantes, como a lei Maria da Penha, seja cada vez mais divulgada, ajudando as mulheres na busca por seus direitos.

Após esse momento Daniel Filho prestou homenagem as duas mulheres funcionárias mais antigas da câmara, em nome de todas as demais funcionárias.

Veja mais fotos:
Membros do legislativo municipal. Destaque para a grande presença feminina. A câmara dos vereadores de Brejo é a única em todo baixo Parnaíba que tem 07 parlamentares mulheres
Autoridades e personalidades que estiveram participando da importante homenagem

Homenageadas mulheres recebem rosas durante sessão dedicada ao dia internacional da mulher

Brejenses lotam galeria da câmara municipal de Brejo

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Siga o Interligado no Twitter e Facebook


0 comentários:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós.

Pesquise